A Arquidiocese de Manaus acolhe, de 5 a 14 de janeiro, jovens de todo o Brasil que participam da 6ª Ação Missionária Nacional Sem Fronteiras, promovido pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) que, neste início de 2024, quer despertar o protagonismo missionário e fortalecer o vínculo e a interação entre os Jovens Missionários (JM) de todo o Brasil.
O tema do encontro é “Jovens das Igrejas Locais aos Confins do Mundo”. De acordo com o secretário da POPF, Padre Genilson Sousa, a ação missionária Sem Fronteiras ocorre desde 2016. “Desde 2016, nós temos essa experiência Sem fFronteiras. É a gente dar um passo além da nossa realidade, a gente poder se encontrar com outra realidade. E o tema este ano é “Jovens das igrejas locais aos confins do mundo”. 50 jovens, tanto de outros estados como aqui do estado do Amazonas. Devido ao preço das passagens, muitos estados não conseguiram enviar os seus jovens para participarem. Mas as dioceses do Amazonas, a gente colocou 2 pessoas ou 3, e a maior quantidade aqui da Arquidiocese de Manaus. Então, este ano nós voltamos à Amazônia pela segunda vez. No próximo ano vamos voltar ao Nordeste”, destacou.
Conforme padre Genilson, em 2024, cada diocese organizará uma experiência missionária local e cada Estado terá a experiência sem fronteira estadual. “Então, no ano de 2024, cada diocese organiza uma experiência missionária local com jovens. E em cada estado nós temos também a experiência sem fronteira estadual. Também, cada grupo da juventude missionária tem uma jornada nacional anual e o tema deste ano é “ide, convidar a todos para o banquete” em sintonia com o mês missionário 2024 e com a mensagem do Papa que vai ser lançada já no próximo domingo, uma mensagem para o Dia Mundial das Missões”, explicou.
O padre Genilson pediu que as dioceses abram espaço para despertar o interesse missionário na juventude. “Que nós possamos, aqui em Manaus, mas também as outras dioceses, abrir esse espaço para o ardor missionário dos nossos jovens. Neste ano, a Igreja do Brasil, através da CNBB, vai promover também como a gente desenvolver diretrizes, formações para despertar nos jovens ou nas juventudes o ardor evangelizador. Então, é um compromisso nosso, de toda a igreja, esse despertar. Clari que a missão é de todo o povo de Deus, de todo o batizado, mas precisamos principalmente nas nossas dioceses, nosso Brasil. Despertar esse ardou missionário nas juventudes, sem esquecer também agora no mundo digital, no mundo da comunicação, como também formar, preparar jovens que anunciem o Evangelho, a Boa Nova, anunciem também um mundo mais humano, mais fraterno através do testemunho da vitalidade dos sonhos dos nossos jovens do Brasil”, disse Pe. Genilson.

Jovens Missionários – Momento de oração – Foto: Bruno Elander
Padre Matheus Marques considera que a ação missionária nacional Sem Fronteiras, com a presença dos Jovens Missionários em Manaus, fecha um ciclo da presença evangelizadora da Igreja do Brasil na Região Amazônica.
“Na verdade essa juventude ela nos ajuda a perceber a dinâmica da evangelização da nossa igreja que acontece para, mas também com as juventudes. Eles vêm das diversas partes do país e vem também eles se inserirem nesse modelo de evangelização, o modelo de igreja que está aqui na nossa realidade. Então, a presença dessa juventude faz parte de todo esse itinerário que a igreja de Manaus iniciou desde janeiro do ano passado quando acolhemos mais de 300 seminaristas para fazer uma experiência missionária. Depois fomos nos preparando. Para receber os congresistas e também tivemos aquela oportunidade de imersão na realidade, no mês de novembro, e dessa vez a juventude missionária, como que para completar esse ciclo da presença evangelizadora da igreja do Brasil aqui na nossa região, para também eles aprenderem ou vivenciarem o nosso modo de ser igreja, também a juventude possa dar a sua contribuição. A gente está muito feliz de poder acolher esses jovens aqui na nossa Arquidiocese de Manaus para vivenciar essa experiência nessa semana. De fato, é uma continuidade daquilo que a gente celebrou no Congresso Missionário Nacional e a gente está muito feliz e com muita esperança daquilo que vem de frutos para toda a nossa juventude missionária do Brasil”, destacou Pe. Matheus.
Os participantes foram hospedados pelas famílias das comunidades das Áreas Missionárias João Paulo II, João XXIII, São Francisco das Chagas, Família de Nazaré e nas Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Santo Mártires (Presidente Figueiredo) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Careiro da Várzea) onde acontecerão a experiência missionária, acompanhando de perto como se dá a vida da igreja nestes locais da Arquidiocese de Manaus.
Colaboração: Bruno Elander – Rádio Rio Mar FM
Fotos: Bruno Elander