Na noite de 14 de janeiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida, celebrou o início do ministério do Padre Amarildo Luciano como novo reitor/pároco do santuário/paróquia que já existe há 80 anos em Manaus. O padre José Amarildo Luciano da Silva pertence a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentorista).
O arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, presidiu a celebração. Durante a homilia, o cardeal falou que a missão do padre não deve ser apenas escutar a voz de Deus e sim seguir a Deus. “Padre José Amarildo recebeu a vocação de religioso, redentorista e de presbítero, de padre. E ele será partir de hoje o novo pároco. Que ele nos ensine, a todos, a ouvir a voz de Deus”, declarou.
No rito do início do ministério de pároco, Dom Leonardo explicou que todo presbítero da igreja é também um profeta, sacerdote e pastor. Ele exerce a missão como mestre da palavra, ministro dos sacramentos e guia da comunidade. Padre Amarildo recebeu os símbolos das mãos do cardeal que renovam seu trabalho como pastor da igreja: ‘A água e o óleo dos catecúmenos’, pelo batismo; as ‘Chaves do Sacrário’, no qual cuidará zelosamente do Pão descido do Céu e; por último, o sacerdote recebeu a estola, no qual oferecerá a generosidade da misericórdia do perdão ao povo que ele conduzirá.
Quem preside uma comunidade tem o serviço maior e deve ter atenção com o povo de Deus. E como sinal de servir ao próximo, padre Amarildo realizou a lavagem dos pés de uma paroquiana como sinal de doação e cuidado com o povo de Deus e mostrando o que diz a escritura: “Ele veio servir e não para ser servido”. (Marcos 10,45)
Ao final da celebração, padre José Amarildo agradeceu a todas as pessoas presentes, as pastorais de serviço e os padres, especialmente ao padre Agildo Alves que, nos últimos 5 anos, esteve à frente das atividades do Santuário de Aparecida. “A gente assume o ministério de pároco mas não é honra pra gente, é serviço. Nós vamos coordenar o serviço que não será feito somente por mim, mas por todos os agentes de pastorais, nossos colaboradores leigos, funcionários e os nossos confrades religiosos. Além desses, nós teremos ainda 11 missionários redentoristas em formação que vão morar nesta casa, estudar teologia e se preparar para a missão. Seremos um grupo grande no nosso dia a dia” concluiu o padre.
O casal de paroquianos Valdemar e Eliete, desejaram boas-vindas ao padre Amarildo, que já é bastante querido na comunidade de Aparecida. “Desejamos pra ele toda a felicidade e que ele seja bem acolhido aqui. Que ele colha todo o carinho da comunidade. Ele já vem fazendo alguns encontros, novenas e missas e eu já proclamei com ele e hoje nós inclusive estamos trazendo a nossa aliança para ele fazer a bênção dos nossos 40 anos de casados. Toda a felicidade ao padre Amarildo”, concluiu Valdemar Saraiva, membro do Terço do Homens do Santuário de Aparecida.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.